A capacidade do Twitter de transformar em autênticos jornalistas as pessoas que testemunham em directo os acontecimentos mais incríveis, voltou a ser demonstrada após o grande terramoto ocorrido no Haiti, terça feira. Fotografias de Haitianos completamente cobertos de destroços e edificios completamente destruidos chegaram muito rapidamente ao Twitter, muito mais rapidamente que aos meios de transmissão televisivos.
Apesar dos danos às redes de comunicação, havia electricidade em alguns pontos da ilha. O acesso à Internet era possível e ferramentas de comunicação como o Skype foram utilizadas, inclusivé por muitos jornalistas.
As fotografias no Twitter já chegavam às centenas e assim já se tinha uma ideia do caos que se vivia na cidade de Port-au-Prince. Tags como #Haiti e #HelpHaiti permitem aos utilizadores do Twitter seguir as últimas informações disponíveis, em directo.
O Site PicFog, que fornece pesquisa de imagens em tempo real, tem sido um dos sites mais pesquisado, onde com a Keyword Haiti podemos descobrir as últimas imagens disponíveis na Internet sobre o terramoto.