quinta-feira, 8 de março de 2012

Aplicações Android com novo limite de armazenamento: 4GB!


Enquanto "a nuvem" parece ser o hit do momento, o armazenamento local ainda tem um papel proponderante nos dispositivos portáteis e multimédia. Armazenar contactos ou documentos numa "cloud" não é nada demais, mas e armazenar uma aplicação de 4GB? Sim, isso pode ser um problema. Até hoje, as aplicações Adnroid têm um limite máximo de 50MB. É vantajoso, de várias formas. Força as equipas de desenvolvimento a pensar bastante antes de gastar espaço precioso e os devices mais antigos com limitação de espaço também tiram vantagem das aplicações. Mas os tempos estão a mudar, e a Google expandiu o limite das suas aplicações para nada mais que 4GB. O tamanho do ficheiro APK ainda vai estar limitado a 50MB, mas agora podem ser colocados novos ficheiros anexos a esse APK, chamados os "Ficheiros de Expansão".

Cada aplicação pode ter dois ficheiros de expansão, cada um até 2GB, em qualquer formato, e o Market vai armazenar esses ficheiros para evitar que os devices fiquem sobrelotados. Os utilizadores vão ver o tamanho total da sua app, assim como os downloads a efectuar antes de efectuarem a instalação ou compra.

"Nos novos dispositivos, quando os utilizadores fazem o download do Android Market, os ficheiros de expansão vão ser descarregados automaticamente, e o período de refund não inicia enquanto esses ficheiros não estiverem descarregados. Em dispositivos mais antigos, a sua app vai descarregar os ficheiros de expansão na primeira vez que for executada, através de uma biblioteca própria para o efeito.
Apesar de poder utilizar os dois ficheiros de expansão da forma que desejar, nós recomendamos que um deles seja para fazer download inicialmente e raramente seja actualizado. O segundo, deverá ser mais pequeno e deverá ter a capacidade de transportar "patches" para a aplicação, que podem ter a sua própria versão a cada release"

Sem comentários:

Enviar um comentário