segunda-feira, 12 de março de 2012

Piratebox promete revolucionar a partilha de ficheiros "offline"

Quando chegar o "armagedeon" da partilha livre de ficheiros na internet, as pessoas optar pela solução que usaram durante tantos anos, ou seja, utilizar discos rigidos e outros meios para partilhar a informação. A pensar nisto, foi desenhado um sistema muito interessante, que promete revolucionar o futuro, tornando qualquer espaço num centro de partilha de ficheiros wireless totalmente anónimo, a um preço espectacular.

Com a invenção do PC e a capacidade infinita de copiar dados, o desejo de partilhar estes simplesmente disparou. Copiar dados do ponto A para o ponto B, sejam quais forem esses pontos a uma escala global, pode ser executado por biliões de pessoas no planeta com dois ou três clicks.

Receber e enviar dados tornou-se uma "brincadeira de criança" através da Internet, porém existem pessoas que acham que trocar bits e bytes em "mão" simplesmente fascinante.

Inspirado pelas "rádio-pirata", o professor David Darts criou a Piratebox, um hotspot WiFi que serve ficheiros e controlo ao acesso da rede wireless.



O custo inicial da Piratebox era cerca de $100, nada caro considerando as caracteristicas, mas um update recente da Numerada fez com que o tamanho da Piratebox fosse reduzido consideravelmente, assim como o seu custo. Dependendo do tamanho necessário para armazenar os ficheiros, por menos de $50 qualquer pessoa pode correr um sistema de partilha de ficheiros Piratebox.

Este preço só é possível utilizando um TP-LINK TL-MR3020 3G Wireless N Router, que custa cerca de $39.99. Depois de comprar este router, tudo o que o utilizador tem de fazer é seguir as instruções da Piratebox, inserir uma pen USB com ficheiros e ligar o sistema.

Os utilizadores do serviço não só podem fazer download dos ficheiros mas também podem efectuar uploads. Não são efectaudos quaisquer logs ou outros meios de identificação dos utilizadores.



Apesar de ser espectacular partilhar ficheiros a longas distâncias, o tipo de pressão que as editoras estão a fazer sobre a internet e todas as pessoas, é bem provável que vejamos um aumento significativo das Piratebox pelo mundo, ainda por cima quando o Piratebay cabe em qualquer pen moderna.

Sem comentários:

Enviar um comentário