quarta-feira, 14 de março de 2012

Yahoo processa Facebook por violação de patentes


A Yahoo está a mover um processo ao Facebook, alegando a violação de patentes sobre publicidade, controle de privacidade e redes sociais.

Aquele que já foi um dos maiores portais da Internet afirma que o Facebook, que foi fundado em 2004, infringe 10 das suas patentes.

A Yahoo já tinha ameaçado levar o Facebook a tribunal no mês passado. Exigia que a rede social, que se prepara para entrar no mercado bolsista, devia pagar as devidas licenças pelas patentes.

Em comunicado oficial, o Facebook alega que se vai defender contra "ações consertadas" da Yahoo. "Estamos desapontados que a Yahoo, um parceiro de negócios desde sempre, uma empresa que beneficiou com a sua parceria com o Facebook, tenha decidido colocar-nos na barra do tribunal".

As queixas sobre as patentes foca um dos pontos-fracos do Facebook quando a empresa tenta colocar a empresa no mercado bolsista no final da primavera. No final de 2011, o Facebook apenas criou 56 patentes americanas, o que é um número relativamente pequeno comparado com outras companhias. A Yahoo, fundada em Março de 1996, tem mais de 1000 patentes que cobrem os diversos aspectos das suas funcionalidades.

Os processos pelas patentes têm crescido nos EUA, onde tem crescido exponencialmente o número de patentes sobre diversas funções informáticas. Neste momento, a Oracle está a processar a Google por patentes que têm a ver com programação Java, alegando a companhia que encontrou violações de patentes no sistema operativo Android.

A Yahoo alega ter investido "recursos substanciais em pesquisa e desenvolvimento" que levaram a patentear tecnologia que outras companhias posteriormente licenciaram. "Infelizmente, este problema com o Facebook ainda não foi resolvido", divulgou em comunicado oficial.

Milhares de milhões de dólares, foi esta a soma que a Yahoo já fez com as suas patentes, nomeadamente a partir de um acordo com a Google, imediatamente antes deste se tornar o maior motor de pesquisa do mundo. Essa patente não era mais que o sistema usado para gerar os anúncios vistos ao lado dos resultados da pesquisa. É que a Yahoo é dona da Overture, a empresa que teve a ideia de criar anuncios relacionados com palavras chave, para aparecer nas pesquisas.

A Yahoo espera ter um resultado semelhante desta vez. Tem vindo a perder cada vez mais para o Facebook, no que toda a publicidade online: em 2008, teve um máximo histórico, quando a Yahoo detinha 18.4% do mercado e o Facebook apenas 2.9%. De acordo com o eMarketer, em 2011 a fatia de mercado do Facebook atingiu 14%, enquanto a Yahoo desceu para 10.8%.

Sem comentários:

Enviar um comentário